Seguidores

terça-feira, 12 de junho de 2012

 o que sao aminas ?

As aminas são compostos orgânicos nitrogenados, são obtidas através da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos (radicais alquila ou arila). Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio, existem muitos estimulantes que possuem em sua fórmula o composto amino: Cafeína, Anfetamina, Cocaína e Crack.

Características físicas: as Aminas podem ser encontradas nos três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso, as que estão no estado gasoso são as alifáticas: dimetilamina, etilamina e trimetilamina. Da propilamina à dodecilamina, se encontram no estado líquido, e as que possuem mais de doze carbonos são sólidas. As aminasquase sempre são incolores, cheiro de peixe (rançoso), só as metilaminas e as etilaminas que posuem um cheiro semelhante à amônia. Seus compostos aromáticos são tóxicos.

Podemos encontrar esta classe orgânica em alguns compostos extraídos de vegetais, ou seja, na natureza. Os alcalóides constituem fonte de aminas, elas também podem ser produzidas na decomposição de peixes e de cadáveres. A trimetilamina é derivada dos peixes, enquanto que a putrescina e cadaverina são encontradas em cadáveres.

As aminas são consideradas bases orgânicas, devido ao par eletrônico disponível no átomo de nitrogênio presente nestes compostos. São empregadas em sínteses orgânicas, como por exemplo, na vulcanização da borracha, na preparação de corantes, na fabricação de sabões, para produzir medicamentos, etc.

Aprenda a caracterizar as aminas:

Uma forma de caracterizar as aminas primárias, secundárias e terciárias é conforme especificado abaixo:

- Amina primária: possui apenas um de seus hidrogênios substituídos por um grupo alquila ou arila.
- Amina secundária: possui dois de seus hidrogênios substituídos por dois grupos alquila ou arila.
- Amina terciária: possui seus trêS hidrogênios substituídos por três grupos alquila ou arila.

 

o que aminas tem aver com anfetaminas ?

Anfetaminas e Aminas o que tema ver


Anfetaminas são substâncias simpatomiméticas que tem a estrutura química básica da beta-fenetilamina. Sob esta designação, existem três categorias de drogas sintéticas que diferem entre si do ponto de vista químico. As anfetaminas, propriamente ditas, são a dextroanfetamina e a metanfetamina.

Existem no mercado vários produtos que podem ser enquadrados numa dessas três categorias. São eles: Benzidina e Bifetamina, anfetaminas puras; Dexedrine, um sulfato de dextroanfetamina, com estrutura molecular semelhante ao hormônio epinefrina (adrenalina), que é uma substância secretada no corpo humano pela glândula supra-renal nos momentos de susto; Dexamil, uma combinação de dextroanfetamina e amobarbital, um sedativo; Methedrine e Desoxyn, metanfetaminas puras; Desbutal e Obedrin, combinações de metanfetamina e pentobarbital, um barbitúrico; e Amphaplex, um coquetel de metanfetamina, anfetamina e dextroanfetamina. Dualid, Jack3d, Inibex, Hipofagin, Moderine (substância ativa - dietilpropiona). Lipomax, Desobesi (substância ativa - Femproporex). Preludin, uma droga que difere quimicamente das anfetaminas, é enquadrada nesse grupo por causar os mesmos efeitos.


Em estado puro, as anfetaminas têm a forma de cristais amarelados, com sabor intragavelmente amargo. Geralmente ingeridas por via oral em comprimidos de ser consumidas por via intravenosa (diluídas em água destilada) ou ainda aspiradas na forma de pó, igual a cocaína.



 O Que é Metanfetamina 


As metanfetaminas são drogas perigosas, imprevisíveis e letais. Conhecida por muitos nomes, tais como; gelo, vidro, speed, cristal, a metanfetamina é como a cocaína, um potente estimulante do sistema nervoso central. É uma das drogas que mais cresce em uso. 

Pode ser fumada, cheirada, injetada, engolida, e sua aparência varia dependendo de como é usada. Ela é tipicamente branca, inodora, de gosto picante e facilmente se dissolve na água. Outra forma comum da droga, é o formato "cristal" ou "gelo", batizada assim por sua aparência. A metanfetamina cristal é fumada de maneira similar ao crack e seu efeito eufórico dura mais que o crack.


Efeitos


O uso de metanfetamina aumenta os batimentos cardíacos, pressão sanguínea, temperatura do corpo, respiração acelerada e geralmente leva o usuário a um comportamento violento. Também dilata as pupilas e produz hiperatividade temporária, euforia, sensação de um aumento de energia e tremores. Altas doses, ou uso crônico causam nervosismo, irritação e paranóia. Altas doses produzem uma severa depressão.

O uso crônico e continuo da droga causam uma psicose similar a esquizofrenia e é caracterizada por paranóia, alucinações visuais e auditivas e auto reclusão. Comportamento violento e irregular e freqüentemente flagrado entre os usuários crônicos de altas doses de metanfeteminas. A metanfetamina leva ao usuário um comportamento vicioso, que o torna paranóico, nervoso, insônia por muitos dias, nessa época de "fissura" o usuário em busca de relaxamento procura por doses maiores da droga, o que só aumenta a paranóia, a insônia e o nervosismo. Isso causa frustração, e leva o usuário a ter um comportamento mais imprevisível e potencialmente violento. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário